Você investiu tempo e paciência para elaborar um currículo perfeito, gerou o .pdf protegido, separou as agências do seu sonho, mas, calma lá! Não coloque os bois na frente da carroça! (rs) Agora vem a parte mais importante: enviar o e-mail de forma correta. Afinal, a primeira impressão é a que fica, e você precisa transmitir credibilidade e profissionalismo.
1) Use um endereço apropriado
Não arruíne a chance de conseguir uma oportunidade usando
aquele e-mail que você criou aos 15 anos de idade, use um nome adequado. O
ideal é criar um e-mail profissional. Para isso é preciso obter um domínio e
escolher um provedor. Se preferir usar uma conta pessoal, escolha um endereço do
tipo "nome.sobrenome@provedor.com". Nada do tipo gatinha@... zoreia@... extraterrestre@...
2) Não se esqueça de anexar o currículo!
Pode parecer a coisa mais óbvia, mas quem nunca? Se tem algo
realmente constrangedor, quando enviamos um e-mail para concorrer àquela tão
sonhada oportunidade, é quando clicamos no botão "Enviar" no exato
momento em que percebemos que não anexamos o currículo. Instantaneamente se acende um letreiro luminoso em nossa mente: "LOOSER".
Para evitar passar uma má imagem, configure um alerta que indica que você está prestes a enviar uma mensagem sem anexo
sempre que afirmar explicitamente no corpo do e-mail que está anexando algo. As
ferramentas estão aí para nos ajudar. Explore-as!
3) Evite um assunto genérico do tipo "currículo"
Qual é a primeira coisa que você vê num livro? O título,
certo? Pois a primeira coisa que o recrutador vai olhar no e-mail é o assunto,
por isso evite um assunto vago que não diz nada, algo como
"currículo" ou "especialista linguístico". Atraia a atenção
dele com um assunto mais específico, "Especialista em tradução técnica de inglês e alemão", ou mencione algo que destaque você, como uma certificação,
um livro que você traduziu, um prêmio, etc.
4) Escreva uma carta de apresentação no corpo do e-mail
Por incrível que pareça, algumas pessoas escrevem apenas
"Prezado, segue anexo o meu currículo" ou algo parecido. É fundamental que você
tenha uma boa carta de apresentação, pois ela será lida antes do currículo, deve ser atrativa como o mostrador de uma confeitaria. É importante que esteja muito bem escrita, sem erros, bem
formatada, que seja formal, mas que também mostre um pouco da sua personalidade.
Escreva brevemente em primeira pessoa sobre sua formação e experiência, sobre
seu interesse na empresa, sobre suas áreas de especialidade e os valores que
você preza, por exemplo. Saiba mais aqui.
5) Não envie o mesmo e-mail para várias agências ao mesmo tempo
É muito deselegante e nada profissional enviar o mesmo
e-mail para várias agências ao mesmo tempo deixando os endereços visíveis a
todos os destinatários. Para preservar a privacidade de seus contatos contra
spam e vírus e evitar que seus destinatários saibam quem recebeu a mesma
mensagem, insira os endereços no campo "Cco" (cópia oculta), ou melhor, envie um e-mail por agência, para não correr o risco de meter as mãos pelos pés ou coisa parecida.
6) Especifique suas áreas de especialidade
Ajude o recrutador especificando suas áreas de especialidade
e o tipo de documentos que costuma traduzir. Ninguém domina todas as áreas, por
isso é importante mencionar aquelas nas quais você tem mais experiência ou, se você estiver começando, aquelas com as quais tem mais afinidade.
7) Ofereça-se para realizar um teste
Mostre que você está apto para começar. Ofereça-se para
realizar um teste sem compromisso. Isso demostra confiança e disposição. É a forma de demonstrar sua destreza. É a prova de acesso obrigatória para as agências de tradução. Se você ainda não teve a oportunidade de fazer um teste, vá treinando todos os dias, prepare-se. Pratique para identificar aqueles pontos que precisa melhorar. Saiba mais sobre testes aqui.
8) Crie uma assinatura profissional
um tanto demasiado o uso de "você" no texto, existem outros pronomes...
ResponderExcluir"Você" tem razão!
ResponderExcluirAdorei as dicas! Tem que pôr a criatividade pra chamar a atenção dos recrutadores.
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