O espanhol e seus falantes em cifras
- Em 2015, quase 470 milhões de pessoas tem o espanhol como língua materna (6,7% da população mundial). Por sua vez, o grupo de usuários potenciais do espanhol no mundo (cifra que aglutina o grupo de domínio nativo, o grupo de competência limitada e o grupo de aprendizes de língua estrangeira) se aproxima de 559 milhões.
- O espanhol é a segunda língua materna do mundo por número de falantes, atrás do chinês mandarim, e também a segunda língua num cômputo global de falantes (domínio nativo + competência limitada + estudantes de espanhol).
- As previsões estimam que em 2030 os hispanofalantes corresponderão a 7,5% da população mundial. Por sua vez, essas previsões também prognosticam que, em três ou quatro gerações, 10% da população mundial se entenderá em espanhol.
- Compartilhar o espanhol aumenta em 290% o comércio bilateral entre os países hispanofalantes.
- Em 2014, 6,7% da população mundial era hispanofalante (um total de quase 470 milhões de pessoas com domínio nativo do espanhol), porcentagem que supera a que corresponde ao russo (2,2%), ao francês (1,1%) e ao alemão (1,1%). As previsões estimam que em 2030 os hispanofalantes corresponderão a 7,5% da população mundial.
- 7,9 % dos usuários de Internet se comunicam em espanhol, onde é a terceira língua mais utilizada. O uso do espanhol na Rede experimentou um crescimento de 1.123 % entre os anos 2000 e 2013. O espanhol é a segunda língua mais importante da Wikipédia por número de visitas.
- Mais de 21 milhões de alunos estudam espanhol como língua estrangeira, com Estados Unidos, Brasil e França nas primeiras posições em número de estudantes de ELE. Nos Estados Unidos, o número de universitários matriculados em cursos de espanhol supera o número total de alunos matriculados em cursos de outras línguas.
- Mais de 41 milhões de norte-americanos têm um domínio nativo do espanhol, embora a população hispana dos Estados Unidos se aproxime atualmente a 53 milhões de pessoas.
- Em 2050 Estados Unidos será o primeiro país hispanofalante do mundo. Mais da metade do crescimento da população dos Estados Unidos entre 2000 e 2010 deveu-se ao aumento da comunidade hispânica.
Para baixar o relatório completo de 2015, "El Español: Una Lengua Viva", publicado pelo Instituto Cervantes clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário