Visitar Toledo é como fazer uma viagem no tempo e voltar para a Idade Média. Toledo é uma cidade cercada de muralhas de pedra que foi ocupada e habitada por numerosas civilizações, das quais conserva marcas na arquitetura, história e cultura: celtiberos, romanos, visigodos e árabes. O primeiro documento histórico sobre sua existência é de Tito Livio, que já a descrevia como uma pequena cidade fortificada.
As três culturas das três religiões monoteístas - a muçulmana, a hebraica e a cristã – deixaram um patrimônio arquitetônico e artístico milenário e incomparável: igrejas, sinagogas, mesquitas, conventos, muralhas, pontes, torres e uma infinidade de combinações culturais e artísticas que fazem da cidade um museu a céu aberto.
As estreitas ruelas de pedra, as praças, os jardins, os sobrados com suas pequenas sacadas enfeitadas com flores e grades de ferro trabalhado, tudo isso rodeado por uma belíssima paisagem fazem da visita a Toledo uma experiência fascinante.
A história da cidade remete à Idade do Bronze. Cidade de origem celtibérica, era habitada pelos carpetanos, e passou a ser uma das mais importantes conquistas de Roma no ano 192 a. C. Foi batizada pelos romanos como Toletum. Sua posição estratégica: elevada sobre um rochedo e cercada pelo rio Tajo, fez com que fosse protagonista como capital do reino durante a fase visigoda, do século VI ao VIII.
Durante três séculos o Reino Visigodo de Toledo atravessaria por momentos de esplendor e de dificuldades políticas. A batalha de Guadalete, em 711, pôs fim ao domínio visigodo para dar lugar às tropas berberes. Dom Rodrigo, último rei godo, foi derrotado pelos muçulmanos liderados por Tarik. A mudança provocou também o traslado da capital de Toledo para Córdova.
No século XI, Toledo transformou-se num importante Reino Taifa após a segregação do califado cordovês. O ressurgimento das artes e das ciências recupera para a cidade certo protagonismo cultural. Em 1085 o cristianismo estabeleceu-se com a reconquista de Toledo pelo rei Alfonso VI.
Durante a Idade Média, Toledo experimentou um crescimento progressivo econômico e cultural. Durante a idade moderna a cidade destacou-se como sede dos Reis Católicos e por sua participação na Guerra das Comunidades de Castela. Quando a corte transladou-se para Madri em 1563 a cidade entrou em decadência, acentuada pela crise econômica do momento. Já em época contemporânea, Toledo e mais concretamente seu Alcácer transformou-se num símbolo da Guerra Civil durante seu longo Assédio do Alcácer. Em 1983 a cidade passou a ser capital da comunidade de Castilla-La Mancha.
Quanto à cultura, destacam-se o Monastério de San Juan de los Reyes, gótico isabelino do século XV, e a Catedral de Santa María, de estilo gótico do século XIII. Toledo também foi o lugar de nascimento ou residência de artistas como Garcilaso de la Vega o El Greco entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário