Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

El laberinto del Fauno

Título em português: O labirinto do fauno

Lançamento:1 de dezembro de 2006

Duração: 1h 52min

Gênero: Fantasia, drama, terror.

Direção: Guillermo del Toro

Roteiro: Guillermo del Toro

Elenco: Álex Angulo, Ana Sáez, Ariadna Gil, César Vea, Chani Martín, Chicho Campillo, Doug Jones, Eusebio Lázaro, Federico Luppi, Fernando Albizu, Fernando Tielve, Francisco Vidal, Ivana Baquero, Maribel Verdu, Mario Zorrilla, Mila Espiga, Milo Taboada, Pablo Adán, Pedro G. Marzo, Pepa Pedroche, Roger Casamajor, Sebastián Haro, Sergi López Nacionalidade Espanha, México, EUA



O cineasta mexicano Gillermo del Toro apresenta uma obra com características de fábula, em que o imaginário incorpora-se ao real num ambiente gótico e onírico em que o sonho parece real e a realidade parece pesadelo.

O filme começa com uma narração sobre uma princesa que abandonou seu reino subterrâneo para conhecer a realidade humana e as consequências de seu ato. A voz é da menina sonhadora Ofelia (Ivana Baquero), fascinada por fábulas e contos de fadas.

A história está ambientada na Espanha, na época de pós-guerra, em 1944. A Guerra Civil terminou há cinco anos, mas, nas montanhas de Navarra um grupo de insurgente não desiste de lutar contra o regime fascista. Ofelia viaja com sua mãe grávida e convalescente, Carmen (Ariadne Gil), para o campo para conhecer seu padrasto, Vidal (Sergi Lopez), capitão das forças fascistas do general Franco. Vidal é um homem extremamente frio e não demostra nenhum afeto pela menina.

A menina sente-se solitária e procura companhia e amizade na cozinheira Mercedes (Maribél Verdú) que trabalha para as tropas do padrasto, mas que, em segredo, apoia a guerrilha liderada por seu irmão.

Enquanto o cruel capitão Vidal tem a missão de acabar com os insurgentes, Ofelia embrenha-se pela floresta e descobre um labirinto que a leva a uma trilha subterrânea. Lá ela encontra um mundo mágico e conhece o fauno, uma intrigante criatura (o mímico Doug Jones) que lhe faz uma revelação: Ofelia é na realidade a princesa do mundo mágico que precisa realizar três tarefas para retornar para seu reino.

A fantasia talvez seja uma forma da menina escapar da crueldade que a rodeia, pois não há como não associar as criaturas horripilantes do mundo mágico à violência dos tempos de guerra.

Assim como o capitão que é completamente detestável e dominador, o fauno também manipula a menina e exige desta o maior dos sacrifícios: o sangue de uma criança inocente para que ela possa voltar ao reino. Essa criança é o irmão que está prestes a nascer e que está destinado a carregar o legado de Vidal.

Uma história intrigante e comovente com elementos sobrenaturais, imagens belíssimas, cenas fortes e atuações envolventes. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário