Muitas vezes temos dúvidas na hora de empregar estes gentílicos. Hispano-americano e latino-americano são frequentemente empregados como sinônimos, entretanto, há diferença entre eles.
O adjetivo hispano-americano refere-se aos países americanos em que se fala espanhol e às pessoas originárias desses países. A Argentina, por exemplo, é um hispano-americano, mas não o Brasil, cuja língua oficial é o português.
O adjetivo latino-americano, por sua vez, refere-se aos países americanos em que se fala uma língua de origem latina, ou seja, românica, portanto, o espanhol, o português ou francês e às pessoas desses países. Assim, podemos usar esse termo para referir-nos ao Brasil, Peru, Equador e Guiana Francesa, por exemplo.
E os termos pan-hispânico e pan-americano? Pan-hispânico refere-se aos povos que falam a língua espanhola, enquanto que pan-americano refere-se à todos os países americanos.
Para concluir: Ibero-americano é o adjetivo usado para referir-se a Portugal e Espanha e a cada um dos países americanos colonizados por essas nações, assim como aos naturais ou habitantes desses países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário