A festa junina San Juan Ára no Paraguay é uma das maiores celebrações nacionais, é uma festa que mistura tradições religiosas e pagãs. As celebrações começam a partir do dia 23 de Junho, véspera do dia de San Juan Bautista. É uma festa tradicional muito prestigiada pela comunidade, em que as pessoas se reúnem para participar de brincadeiras, apreciar comidas típicas e dançar.
Eu morei no Paraguay dos 5 aos 8 anos de idade e lembro bem a ansiedade com que aguardávamos a chegada das festas de São João, eram muito divertidas e diferentes.
A Fiesta de San Juan foi trazida da España e adquiriu características bem particulares, o fogo é uma das principais atrações da festa. A maioria das brincadeiras têm nomes guaranis, a mais perigosa é a “pelota tatá” que consiste em uma bola de pano embebida em querosene ou gasolina. A bola é acessa e se transforma em uma bola de fogo que a multidão chuta para afastar. O “tatá ári jehasa” ou “tatá py-ï ari yejhasa” também é uma brincadeira perigosa: consiste caminhar sobre as brasas com os pés descalços. É uma questão de fé e normalmente os participantes não sofrem queimaduras.
Uma brincadeira que inspirava verdadeiro pavor na criançada era o “toro candil” (aliás, no Paraguay as crianças são chamadas de “criaturas”. Em português soa engraçado, não?). Nessa brincadeira alguém vestia uma cabeça de touro com os chifres em chama e corria entre a multidão.
O “yvyra syî” é o que no Brasil chamamos de pau de sebo, que consiste em subir um poste ensebado para pegar o prêmio que está amarrado na ponta. O “casamiento koyguá” é o nosso casamento caipira. O “kambuchi jejoká” é uma “pinhata” ou “pichorra” feita com um vaso de cerâmica que o participante deve quebrar com ajuda de um pau e com os olhos vendados. “Paila jeheréi” consiste em tentar retirar com a boca uma moeda grudada a uma frigideira caramelizada. A festividade acaba com a queima do "judaskai", um boneco de tamanho real recheado de explosivos e fogos artificiais. Apesar de a maioria das brincadeiras serem “politicamente incorretas” por envolver fogo, era divertido pra dedéu! Claro que depois é bom falar para as crianças que essas brincadeiras não podem ser feitas sem a supervisão de um adulto e blá, blá, blá…
Outra brincadeira típica é a "carrera vosa", nossa “corrida do saco”.
Quanto às comidas típicas da festa, podemos citar o "mbeju", uma espécie de tapioca de queijo e amido de mandioca, "pastel mandi'o", um pastel feito com uma mistura de massa de mandioca, além das deliciosas "chipas”, comida típica paraguaia feita à base de amido de mandioca e queijo.
A festa de San Juan também representa a oportunidade de as mulheres arrumarem marido. Para isso, há uma série de simpatias, entre elas a de enterrar uma faca numa bananeira à meia-noite do dia 23, ao dia seguinte a faca é retira e nela deve aparecer a letra inicial do futuro marido; a de pingar cera de vela num recipiente com água ao meio-dia do dia 24, também será revelada a inicial do futuro esposo; a prova do galo, que consiste em cobrir os olhos e ficar fechada num lugar oculto por um tempo, depois se reúne com as amigas e todas devem segurar milho nas mãos, a seguir deve-se soltar um galo no meio delas e aquela de cuja mão o galo comer o milho é quem vai casar primeiro. Também tem a simpatia de jogar tinta numa folha, dobrar e colocar embaixo da almofada antes de dormir na noite do dia 23, no dia seguinte deve-se procurar alguém que saiba decifrar os desenhos, geralmente as avós.
Isso que é festa de verdade, diversão garantida!
Oi, boa tarde!
ResponderExcluirMeu nome é Alexandra, e queria sua ajuda. Preciso de uma brincadeira típica paraguaia que possa ser feita em sala de aula com crianças de 4 a 10 anos. Será que vc conhece alguma? Eu fico muito grata pela sua ajuda!
Olá, Alexandra!
ExcluirObrigada por visitar minha página. Você pode encontrar várias brincadeira típicas do Paraguay no link abaixo:
http://es.wikipedia.org/wiki/Juegos_tradicionales_del_Paraguay
Sucesso!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVc pode me dizer se a paçoca é uma comida típica dessa festa na Espanha
ResponderExcluirBom dia, Pedro Gabriel, obrigada pelo contato.
ExcluirA festa que descrevi aqui nesta postagem é uma festa típica do Paraguai. Quanto à sua pergunta sobre a paçoca, no Brasil temos a paçoca doce de amendoim e a paçoca salgada resultante da mistura de charque com farinha socados no pilão, por exemplo. Na Espanha, que eu saiba não tem paçoca, ao menos, não com farinha de mandioca. O que remete um pouco à paçoca salgada na Espanha, acho que seria o "cuscús marroquino", feito com sêmola de trigo. E o mais semelhante à nossa paçoca doce de amendoim, seria, em minha opinião, os "polvorones" feitos à base de manteiga, farinha de amêndoas e açúcar.
Espero ter ajudado.
Olá estou fazendo um projeto para crianças de 0 a 6 anos com brincadeiras típicas do Paraguai, você conhece alguma que possa me ajudar?
ResponderExcluirAgradeço sua atenção
Dê uma olhada neste link (https://www.abc.com.py/edicion-impresa/suplementos/abc-revista/juegos-de-siempre-1508148.html) sugiro "Arroz con leche" é uma brincadeira de ciranda com uma música que as crianças podem aprender a cantar.
ResponderExcluir